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Como ler as medidas de pneus?

MEDIDAS DE PNEUS DE PASSEIO

Nomenclatura de pneus radiais com série (Séries 80, 75, 70, 65, ..., 20). Exemplo: 205/55R16, onde:
  • 205 = largura da seção nominal do pneu em mm.
  • 16 = diâmetro do aro em polegadas.
  • Série = 55 (altura da seção = 55% da largura da seção).
  • Nomenclatura de pneus diagonais. Exemplo: 5.10-15, onde:
  • 5.10 = largura da seção nominal do pneu em mm.
  • 15 = diâmetro do aro em polegadas.
  • Nestes casos o diâmetro externo deve ser obtido na tabela da ALAPA (Associação Latino Americana de Pneus e Aros).
  • MEDIDAS DE PNEUS DE CAMINHONETE

    Nomenclatura de pneus tipo LT-Métricos: Exemplo: LT235/75R15, onde:
  • 235 = largura da seção nominal do pneu em mm;
  • 15 = diâmetro do aro em polegadas;
  • Série = 75 (altura da seção = 75% da largura da seção);
  • Nomenclatura de pneus tipo C: Exemplo: 225/65R16C, onde:
  • 225 = largura da seção nominal do pneu em mm.
  • 16 = diâmetro do aro em polegadas.
  • Série = 65 (altura da seção = 65% da largura da seção).
    • 01. BRIDGESTONE
    • Nome do fabricante
    • 02. Símbolo INMETRO
    • Registro de aprovação
    • 03. Tubeless
    • Pneu sem Câmara
    • 04. 175/70R13
    • Dimensão do pneu
    • 05. Sidewall Plies
    • Estrutura de construção do pneu na lateral
    • 06. Tread Plies
    • Estrutura de construção do pneu na rodagem
    • 07. 82T
    • Índice de carga e Símbolo de velocidade
    • 08. Potenza RE740
    • Denominação comercial do produto
    • 09. Max Press
    • Pressão máxima do pneu
    • 10. Max Load
    • Carga máxima do pneu
    • 11. Radial
    • Tipo de construção
    • 12. Data de fabricação
    • Ex.: 0110 (1ª semana do ano de final 10 - 2010)
    • 13. TWI
    • Limite de segurança (1,6mm de profundidade dos sulcos)

    INFORMAÇÕES GRAVADAS NA LATERAL DO PNEU - NOMENCLATURAS DE PNEUS

    Todos os pneus têm descritas em suas laterais, informações necessárias para conhecimento do usuário.

    Essa nomenclatura descreve a largura nominal da seção do pneu, como também altura, porcentagem da largura nominal (série), diâmetro ou perfil do aro, pressão máxima para montagem do pneu, índice de carga, símbolo de velocidade, capacidade de carga, capacidade de lonas, se o pneu é com ou sem câmara, se é diagonal ou radial.

    SIGLA M+S QUE CONSTA NA LATERAL DO PNEU

    Na lateral do pneu, é possível localizar uma sigla, a M+S, que vem de “mud + snow” (“lama + neve”) e é uma obrigatoriedade legal para que o pneu possa ser exportado/vendido.

    O M+S significa que o pneu possui condições mínimas aceitáveis de locomoção em situações de lama ou neve. No Brasil não é comum que haja neve, mas nos países onde há, o pneu pode ser utilizado em trajetos curtos.

    Os pneus com marcação M+S não são pneus de inverno, assim como também não são pneus próprios para pisos com lama. Os pneus de inverno têm um famoso símbolo de cristal de gelo em suas laterais e os desenhos da banda de rodagem são completamente diferentes dos que conhecemos no Brasil.

    Todos os pneus que são aprovados e qualificados a rodar no Brasil passam por testes rigorosos para obterem certificação do INMETRO, e só depois passam a ser comercializados normalmente no País.